Programa de Festas

Maio 14, 2009

OUT.FEST 2009 vai começar – 15 e 16 Maio – Barreiro

 

Começa na sexta-feira, dia 15 Maio, a 6ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro.

Dia 15 Maio, pelas 16h30, tem início a edição de 2009 do OUT.FEST, com uma actuação do saxofonista Peter Bastien no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, em Lisboa.

Será um “chamamento fluvial” na senda das velhas tradições divulgativas de homens-cartaz e interacção directa de rua, com música, confusão (da boa) e pessoas. Peter Bastien, músico jazz holandês residente em Portugal há já largos anos, irá estar no Terminal Fluvial a ajudar a chamar a atenção para as celebrações em decurso daí em diante no Barreiro até final do mês. Vai ser uma festa bonita, no meio do dia de muita gente e no regresso a casa de tantos outros, por um dos grandes espíritos fogosos, comunicadores e livres do panorama da música nacional.

A entrada é, obviamente, livre, e estão todos convidados a testemunhar esta ocasião que se adivinha histórica.

No sábado, dia 16, também com entrada livre e também a partir das 16h30, inaugura o espaço que será a sede do festival até ao final do mês, no rés-do-chão da Escola de Jazz do Barreiro.

Neste espaço estarão patentes exposições dos colectivos Hülülülü e Chili Com Carne, e uma vídeo-instalação da artista plástica Joana Linda. A inauguração do espaço será ainda marcada por uma performance para rádio-amadores e outras ocorrências visuais, da autoria de Ana Baliza e Edmund Cook, numa peça inspirada por e dedicada a John Cage.
Entre outros factos ligados à performance, registe-se que desta fará parte um barco em pleno Tejo, na zona da Avenida da Praia, a bordo do qual estará o fantástico Ricardo Martins, baterista dos Lobster, que, por volta das 18h30 actuará também na sede do festival apresentando o seu novo projecto a solo, R-.
Por fim, será exibido o histórico filme do norte-americano Ira Cohen, “The Invasion of Thunderbolt Pagoda”, uma obra-prima da explosão do psicadelismo e do cinema experimental da década de 60, com uma banda-sonora também ela mítica a cargo de Angus McLise e Tony Conrad, entre outras figuras máximas do underground norte-americano da época.

Razões de sobra, portanto, para um fim-de-semana recheado de novidade e encanto.

O programa completo e todas as informações relativas ao festival estão em http://www.outfest.pt.vu/

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: