Programa de Festas

Novembro 14, 2008

ESTORIL FILM FESTIVAL 08

Começa hoje o Festival de Cinema do Estoril 2008, certame que se estende até ao próximo dia 22 e que na sua segunda edição ficará especialmente marcado pela homenagem a Bernardo Bertolucci e uma retrospectiva de Tim Burton.

Mas ver os 14 filmes em competição ou rever os principais trabalhos daqueles dois realizadores não são os únicos motivos para levar os cinéfilos até ao Casino Estoril, ao Centro de Congressos do Estoril ou ao Teatro Mirita Casimiro, em Cascais. Há mais; bem mais.

Fora de competição serão exibidos em antestreia nacional os mais recentes filmes de Philippe Garrel («La Frontière de l’Aube»), Woody Allen («Vicky Cristina Barcelona»), Werner Schroeter («Nuit de Chien»), David Mamet, («Redbelt»), Agnés Varda («Les Plages d’Agnés») e de Jonatham Demme («Rachel Getting Married»).

Em grande destaque estará também Jean-François Richet, com a saga «Mesrine». O primeiro episódio, «L¿Instinct de Mort», será o filme que abrirá o festival esta sexta-feira às 19h00, em antestreia nacional, e o segundo episódio, «L¿Enemie Public nº1» será exibido no sábado às 22h00, em estreia mundial.

Paul Newman, falecido este ano, será também homenageado com a exibição da integral dos seis filmes por si realizados, assim como o 25º aniversário da morte de Luis Buñuel será assinalado com uma exposição de fotografias do cineasta espanhol no México (inaugurada sábado por Catherine Deneuve, um dos membros do júri) e pelo documentário de Javier Espada e Gaizka Urresti.

Uma competição entre si de várias escolas de cinema europeias e debates sobre o papel da crítica de cinema são outras actividades ao longo do festival, como serão os vários encontros com o público e workshops com as presenças de Stephen Frears, Mathieu Amalric, Louis Garrel, Valeria Bruni-Tedeschi, Paul Auster ou Agnés Varda.

Entre os 14 filmes em competição, «4 Copas», de Manuel Mozos, é o único representante português a concurso aos prémios de Melhor Filme (20 mil euros), Segundo Melhor Filme e Prémio Cineuropa. O júri composto por pelo escritor sul-africano J.M. Coetzee, Catherine Deneuve, Paul Auster, Cristina Iglesias e Julião Sarmento atribuirá ainda um Prémio Especial.

O festival terá a gala de abertura oficial às 22H00 com a presença de Michael Pitt, actor de «The Dreamers» de Bernardo Bertolucci, marcando a homenagem ao realizador italiano.

Informação deste site

Site oficial do Estoril Film, de onde consta o programa completo

Advertisements

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: