Programa de Festas

Novembro 4, 2008

A Aventura Espacial no Centro de Ciência Viva da Amadora – Exposição

Uma viagem pelo espaço, guiada por jogos, painéis interactivos, filmes e a recriação do interior de uma nave, é a proposta da exposição “A Aventura Espacial”, inaugurada no Centro de Ciência Viva da Amadora.

Fruto de uma parceria de nível nacional, que juntou o Centro e vários investigadores de instituições de ensino, a apresentação destina-se a “astronautas” de todas as idades, embora tenha sido concebida essencialmente para os mais novos.

“A maior parte dos módulos tem leituras curriculares, é passível de ser explorada pelos professores ou nas visitas guiadas pelos elementos da área educativa, em actividades que têm ligação ao currículo do primeiro, segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário”, explicou João Carlos Sousa, da coordenação educativa do Centro de Ciência Viva.

De acordo com o responsável, o objectivo da exposição é convidar os visitantes a “fazer a sua própria viagem no espaço” através de quatro módulos, o primeiro dos quais descreve o Universo tal como é hoje conhecido pela comunidade científica.

As belezas e os perigos do ambiente espacial e algumas das tecnologias utilizadas na sua exploração preenchem o segundo módulo, onde é possível tirar uma fotografia vestindo um fato espacial, enquanto a terceira área mostra como os astronautas da Estação Espacial Internacional realizam experiências científicas e resolvem as questões básicas do dia-a-dia, como tomar banho, comer ou dormir.

No último espaço, os visitantes “regressam à Terra” e ganham a noção de que muitos objectos utilizados na vida quotidiana – solas de ténis, telemóveis, sistemas GPS, berbequins sem fios, ‘pacemakers’, entre outros – resultam da experiência humana fora da Terra.

A mostra fica completa com a colaboração dos próprios participantes, que podem deixar textos, desenhos ou outros trabalhos. Segundo João Carlos Sousa, a exposição estará patente durante cerca de dois anos, o mesmo período que demorou a ser preparada.

Presentes na inauguração estiveram o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, e o secretário de Estado da Ciência, Manuel Heitor, que partilhou o seu “grande entusiasmo” por ver os resultados de uma “excelente colaboração” de âmbito nacional.

Manuel Heitor espera que a iniciativa da Amadora possa vir a beneficiar também outros elementos da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, gerida pelo Pavilhão do Conhecimento.

Centro de Ciência Viva da Amadora
Rua Gonçalves Ramos, 54 B – Venteira

Horário:
3.ª a 6.ª feira, das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h
Sábado, domingo e feriados, das 11.00h às 13.00h e das 14.00h às 19.00h

 

Site: Ciência Hoje

Advertisements

1 Comentário »

  1. Fui lá e gostei parabns

    Comentar por privado — Novembro 28, 2008 @ 3:23 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: