Programa de Festas

Outubro 29, 2008

B Fachada – Novo EP – Viola Braguesa (Flor Caveira/Merzbau)

“Alguém que se julga um povo não pode estar bom da cabeça. Eu não sei o que é que o b fachada se julga, mas lá que se etnografa a si próprio, etnografa. Giacomette-se consigo mesmo, não pode estar bom da cabeça. Graças a Deus.
Não vos quero induzir em erro quanto à insanidade em fachada, ele até anda mais perto do Cole Porter que do Daniel Johnston. E nem sequer é o maluco que fala com seres imaginários; nem tampouco o cidadão comum que fala com os seus botões. O fachada fala com o sangue e o sangue segreda-lhe uma canção, depois um disco. Isto é a tradição a gerar tradição e vice-versa. A tradição a cantar a tradição e vice-versa. Não posso estar bom da cabeça.
Para além do próprio fachada, é a viola braguesa o denominador comum a todas as faixas do disco, daí que sejam esses dois nomes, o da viola e o do b, a figurar na capa do EP. Qual o artista e qual o instrumento, não arrisco afirmar. Mas uma coisa garanto, a braguesa é virtuosa quando pega no fachada. Muito!
Artista da Merzbau, o b tem aqui a sua primeira edição com selo da FlorCaveira. A editora dá pela primeira vez guarida a um sacripanta herético, distribui pela primeira vez um fonograma com palavrões. E não se engana. O algodão não engana, o algodão embebido em sangue ainda menos. E o sangue segredou-lhe uma canção, depois um disco. Um disco tão perfeito que ele não pode, “porra”, estar bom da cabeça.”
                                               

                                                   Samuel Úria

B Fachada / Samuel Úria
Concerto de Lançamento de “Viola Braguesa” e “Samuel Úria em Bruto”
Lusitano Clube, Rua São João da Praça, 81
31 de Outubro, 21h (5 euros – entrada + os 2 eps)

 B Fachada tem um novo EP a ser editado pela Flor Caveira em conjunto com a Merzbau. O seu quarto registo será lançado no dia 31 de Outubro no Lusitano Clube, junto à Sé de Lisboa. A ocasião serve também para lançar o novo EP de Samuel Úria intitulado “Samuel Úria em Bruto” (Flor Caveira). A entrada vale 5 euros com oferta dos dois disquinhos.

 

“Quando se trava conhecimento com a música do Samuel Úria, quer-se mais. E ele, preguiçoso ou provocador, faz-nos (aos fãs) esperar e esperar por essas gravações que pretende despreocupadas e imperfeitas, mas liberta cuidadosamente: é a Obra que flui, caprichosa, desvendando os imaginários lírico e musical que só o Sami sabe construir. Alternadamente o ouvinte estica e encolhe a Orelha e estende e retrai a Ideia, enfim, refaz-se, abismado pelo tamanho quase incomportável do que ouve.
O Samuel tem a erudição que eu gostava de ter (e quanto me custa esta frase a sair!). Rei da intertextualidade, explora a cultura Pop até ao tutano e derrete-a deliciosamente na cristandade pacífica que caracteriza o Grande Homem. Da voz saem versos que se conhecem sendo desconhecidos e que se multiplicam uns nos outros formando um cosmos Úria; da guitarra saem sequências que se conhecem sendo desconhecidas e que se multiplicam umas nas outras (e no Verbo) formando O Cosmos Úria.
E é isto que eu invejo. Invejo porque deste gajo ouve-se cada canção dez, vinte, trinta vezes, e cada canção cresce cada vez que se ouve e cresce para todos os lados que pode e para os que não pode também cresce. Cada palavra custa a sair-lhe e custa a entrar-nos: e é nessa dificuldade, nesse sistema que contraria a lógica normal dos Homens, que nasce e se multiplica Samuel Úria, o anacoreta da FlorCaveira.”

                                                                   por b Fachada

Samuel Úria Myspace

b Fachada Myspace

Informação da Merzbau

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: