Programa de Festas

Outubro 25, 2008

RUA LIVRE. PT – ARTELIER? TEATRO DE RUA

Filed under: programações — profestas @ 1:49 am
Tags: ,

A Artelier? Teatro de Rua , após a participação do seu director artistico Nuno Paulino, a convite do Festival de Aurillac ,França , (maior e mais prestigiado festival de artes em espaço publico a nivel europeu ) , inventa RUA LIVRE . PT . ( http://oratoriopublico.blogspot.com/ ) .

Esta ideia resulta da participação da Ass.Teatro Nac. de Rua , Artelier? em AURILLAC no Forum internacional de discussão subordinada ao Tema EUROFEDERATION , proposto pela federação Francesa de artes de rua aos seus parceiros europeus presentes ( outras federações, assoçiações, artistas ). A a proposta visa o aprofundar dos laços informais de forma a discutir o mecanismo e regras de funcionamento e representatividade desta futura federação europeia para as artes em espaço público.

O projecto EuroFederation , é assim formalmente apresentado em forma de convite enquadrado no dialogo entre representantes dos 27 paises da europa ( + suiça ) presentes em Aurillac e participando na “1ere . Université nomade européenne” iniciativa no quadro da presidencia francesa da união europeia.”

Em França , Foi tambem apresentado por Nuno Paulino o texto (MAR.PT – MANIFESTO DAS ARTES DE RUA ) redigido e apresentado em Palmela no FIAR , resultante de uma dinâmica especialmente forte de encontros entre artistas e produtores e festivais em território nacional no ano de 2005 , que nos pareceu importante ainda assinalar a existencia, para que a memoria não se apague, para alem da nossa practica diária comum a todos os que trabalham a ideia : RUA :

Assim no seguimento destas acções decidiu a Artelier? e a Ass.Teatro.Nac. de Rua, participar Humilde e simbólicamente , na criação de um dia europeu dedicado as artes de rua, a que se chamou RUE LIVRE ( Freie Strasse , Calle libre ; Rua Livre , Free Streat ; Rue Libre ).

CONVITE SAFARI URBANO

Nuno Paulino ,aliás seu alter ego sonoro SR.SOM, vai assim ler o manifesto RUA LIVRE em diferentes locais de Lisboa e tambem Junto ao edificio da Camara Municipal de Loures.

E Assembleia da República, Instituto das Artes; Centro Cultural de Belem ; Belas Artes ; Largo Camões ; Chiado ( Estatua Pessoa ) ; Rua Augusta ; e Junto as Sedes do Partidos Politicos com representação parlamentar , serão alguns locais onde serão feitas Leituras Livres deste texto .

Diz o Nuno Paulino: “aos implicados na ideia de fazer arte , e na prática diaria da construção de sonhos , o nosso elogio ao trabalho , á arte de fazer arte , técnicos , autores , actores , musicos , artistas plasticos,produtores , programadores, técnicos municipais, companhias e plataformas artisticas …, a Todos os Agentes sensiveis da alteração de quotidianos , e que atraves da arte julgam ser capazes de mudar o mundo, não a médio prazo mas a partir de …AGORA…a estes pedimos tambem sua implicação atraves da divulgação desta simbõlica iniciativa, que esperamos alargar á participação de todos no ano de 2009”.

Lamentamos, e muito, dar conhecimento desta inciativa através deste blog só agora. Razões que ultrapassaram a nossa vontade. Mas o presente já é futuro, e a semente cresce.

E é o que há neste projecto. Há…o futuro.

E, como diz o Nuno Paulino,  que sejamos …

“(…) sensíveis à alteração de quotidianos e que através da arte julgam ser capazes de mudar o mundo, não a médio prazo mas a partir de …AGORA”

oratório público

Artelier? Teatro de Rua

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: