Programa de Festas

Outubro 6, 2008

HOJE, 9.ª Festa do Cinema Francês

O que pode ver
DIA 6 de OUTUBRO 2008
no
CINEMA SÃO JORGE e CINEMATECA PORTUGUESA

É inaugurada hoje às 21h30 a secção Paris-Lisboa, com a presença de representantes das Câmaras Municipais das cidades de Paris e de Lisboa e um cine-concerto pelo pianista francês Jacques Cambra acompanhando o filme Entr’acte de René Clair

19h30, sala 1, Cinema São Jorge – Lady Jane de Robert Guédiguian
Um filme policial, que esteve presente na selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Berlim (2008), concorre, na 9ª Festa do Cinema Francês, a Prémio do público.

Um grupo de amigos, Muriel (Ariane Ascaride), François (Jean-Pierre Darroussin) e René (Gérard Meylan), cresceram nos anos setenta ao som dos Rolling Stones. Distribuíam o produto dos seus roubos de justiceiros pelos operários do bairro popular de Marselha onde viviam. Separaram-se quando, num dos assaltos, mataram um joalheiro. Trinta anos depois reúnem-se de novo, porque o filho adolescente de Muriel foi raptado e é preciso juntar o dinheiro para pagar o resgate…

21h, sala 3, Cinema São Jorge – La Blessure de Nicolas Klotz
La Blessure é a 5ª longa-metragem de Nicolas Klotz. Depois de passar a sua infância nos Estados Unidos, Klotz iniciou-se como editor, a profissão do seu pai. Fascinado pela Índia, rodou lá o seu primeiro filme La Nuit bengali (1988), depois realizou La Nuit sacrée. Entretanto assinou La Blessure, uma ficção fortemente inspirada na realidade social violenta.

Blandine (Noëlla Mobassa) é ferida pela polícia na pista do aeroporto de Roissy (Paris) quando um grupo de africanos resiste ao embarque forçado num avião que os devolverá a um país e a uma vida que não querem. Blandine está em solo francês mas a sua ferida, a sua presença e a sua existência são negadas pela polícia.

21h30, Cinemateca Portuguesa – Abertura da Secção Paris-Lisboa
Para celebrar o 10º Aniversário do Pacto de Amizade entre a cidade de Paris e Lisboa, a 9ª Festa do Cinema Francês decidiu apresentar a Secção Paris-Lisboa: 10 filmes rodados numa ou noutra das cidades.
Na inauguração da secção contaremos com:

Um cine-concerto de Jacques Cambra que acompanhará o filme Entr’acte de René Clair
Um cocktail com a presença da Delegação Mairie de Paris
Um filme português
de José Cottinelli Telmo, A Canção de Lisboa

22h, sala 1, Cinema São Jorge – Ce que mes yeux ont vu de Laurent Bartillat

O filme repete em Almada dia 9 de Outubro às 21h00

A ideia deste filme surgiu ao realizador, Laurent Bartillat, quando este estudava história de arte e era um estudante de iconografias. Foi aqui que Bartillat sentiu um lado gráfico e cinematográfico de uma pintura.

Lucie é uma jovem estudante de História de Arte de 25 anos, fascinada pelas obras do pintor Watteau. Ela está convencida de que algumas das suas telas escondem segredos e sentimentos nunca antes revelados. Para esta estudante torna-se quase uma obsessão descobrir quem é a mulher que surge dissimulada em algumas obras de Watteau, que poderá ser a chave da misteriosa morte do pintor. Lucie mergulha de tal maneira nesta investigação, que todo o seu tempo e toda a sua energia são absorvidos neste trabalho, passando ao lado dos outros, e até da sua própria vida. O orgulho, a paixão e a obsessão podem levá-la longe, mas nem sempre quando ela quer, nem sempre onde ela precisa de ir.

Informação do Instituto Franco-Português

Instituto Franco-Português
Av. Luís Bívar, 91
1050-143 Lisboa
Tel: 21 311 14 27 Fax: 21 311 14 63

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: