Programa de Festas

Setembro 12, 2008

Poemas – canções de Fernando Pessoa e Al Berto com Wordsong

Os poemas de Al Berto e Fernando Pessoa vão ser apresentados numa leitura diferente no próxima dia 19 de Setembro, a partir das 21h30, no CCC das Caldas da Rainha, num espectáculo multimédia dos Wordsong.

Pedro d´Orey (Mler If Dada), Alexandre Cortez (Rádio Macau), Nuno Grácio e Filipe Valentim (Rádio Macau) são os mentores deste projecto multimédia onde transformam, manipulam, desconstroem e reconstroem em experiências sonoras de formato melódico-electrónico a poesia de autores portugueses.

Tendo-se iniciado em 2003, com um trabalho dedicado ao poeta Al Berto, os Wordsong viram-se entretanto para o universo pessoano. Na sua essência, Wordsong-Pessoa é um projecto transdisciplinar que combina a música e o vídeo em torno das palavras de Fernando Pessoa.

A linguagem musical inovadora, interpretando as palavras do poeta com total liberdade criativa, recriando imagens e manipulando linguagens, transpõe para este trabalho uma visão única do imaginário induzido pela poesia de Pessoa.

O aproveitamento de Pessoa feito pelos Wordsong é descrito por Richard Zenith, especialista neste autor, como uma lufada de ar fresco. Em primeiro lugar porque não é um aproveitamento da imagem ou da sua biografia, mas sim da sua poesia. Em segundo lugar porque não é um aproveitamento no sentido menos lisonjeiro do termo. “Não se trata aqui de poemas musicados, de um simples revestimento ou «embelezamento» da obra pessoana”, refere o também poeta.

Na sua opinião, está-se perante um desdobramento musical e visual da poesia e da poética, da estética e da ética, do grande desdobrador que era Fernando Pessoa. “Mergulharam nas profundezas da sua obra e emergiram com estas «variantes», estas músicas cheias de ânsia, dor, humor, desilusão, iluminação”, afirma.

No projecto Wordsong Pedro D’Orey, Alexandre Cortez e Nuno Grácio transformam, manipulam, desconstroem e reconstroem em experiências sonoras de formato melódicoelectrónico também os poemas de Al Berto.

A voz de d’Orey encontra na poesia de Al Berto um jazigo de uma imensa riqueza de sons, pensamentos e sentimentos que o cantor consegue, melhor que ninguém, encarnar, enaltecer e apaixonar, apaixonando-se.

O preço do bilhete é 15 euros, mas há descontos especiais para o bilhete família. Para quatro pessoas: paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis, 1 bilhete 50% desconto. Para família de três pessoas: paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis.

Lendo esta informação, enviada pelo CCC, ficamos “com água na boca”. 

Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: