Programa de Festas

Agosto 12, 2008

Grupo San’Tiago Sons da Alma celebra aniversário com tributo a Zeca Afonso

“O Grupo San’Tiago Sons da Alma, referência no panorama artístico nacional, celebra o seu oitavo aniversário com um espectáculo a realizar quinta feira, na Praça 8 de Maio, em Coimbra.

É a 14 de Agosto às 21h30.

Associado à celebração dos oito anos de existência, o Grupo prestará um tributo a Zeca Afonso, músico de cantigas de intervenção que representam uma das mais fortes heranças culturais da história musical contemporânea portuguesa.
Promovido com o apoio do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, este espectáculo promete uma noite muito animada, num espectáculo que, além dos temas mais emblemáticos de Zeca Afonso(o “cartão de visita” dos San’Tiago Sons da Alma), incluirá um repertório com géneros musicais que vão desde o fado às baladas, compreendendo peças de música clássica e de música portuguesa, incluindo temas originais.

San’Tiago Sons da Alma não foi designação para o grupo escolhida ao acaso. Deve-se ao facto de dois dos seus elementos, os irmãos Victor Hugo e João Cristóvão, terem iniciado a sua carreira artística em 2000, enquanto “Dueto de Cordas”, nas festas de Santiago, em Eiras, sua terra Natal, e de terem participado num espectáculo em Santiago de Compostela.

Victor Hugo estuda guitarra clássica e João Cristóvão estuda bandolim, violino e guitarra portuguesa no Conservatório de Música de Coimbra.

Ao dueto de instrumentistas juntou-se, em 2002, a voz de Victor Almeida e Silva permitindo, assim, a interpretação, além da música clássica, de outro tipo de música – fados de Coimbra, trovas e baladas.
A partir daí, sucederam-se inúmeros espectáculos, o grupo ganhava uma nova força e sentia que era necessário aumentar o número de elementos. Tornava-se imperiosa mais uma viola de acompanhamento, uma guitarra portuguesa, uma guitarra clássica, uma flauta transversal e um cavaquinho. Passaram, assim, a integrar o grupo instrumentistas de nome, já com provas dadas e com um trajecto artístico reconhecido, tanto a nível nacional como a nível internacional.

Ao comemorar oito anos de vida, o grupo mantém-se constituído por elementos que revelam uma larga experiência nas lides musicais: Victor Hugo (Canto, Guitarra Clássica e Baixo), João Cristóvão (Violino, Piano, Bandolim e Guitarra Portuguesa), Jorge Cardoso (Guitarra Clássica), Joaquim M. G. Afonso (Canto), Alice Sagradas (Canto, Percussão), António Soares (Percussão, Baixo) e Cláudio Carvalho (Piano).

In O Despertar

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: