Programa de Festas

Agosto 2, 2008

Exposição “80 anos Barcelos cidade”

Filed under: exposições,sugestões — profestas @ 5:22 pm
Tags: , ,

Barcelos tornou-se cidade há 80 anos, em 31 de Agosto de 1928, ficando constituída pelos aglomerados urbanos das freguesias de Barcelos, Barcelinhos e Arcozelo. A história desta elevação e as repercussões na época estarão retratadas na exposição “80 anos Barcelos cidade”, que abre ao público na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Foi o Governo liderado pelo general José Vicente de Freitas, com António de Oliveira Salazar e José da Silva Monteiro, como ministros das Finanças e da Justiça, respectivamente, que elevou Barcelos cidade. Na época, à frente do Município estava o capitão Francisco Caravana.

Na exposição iconográfica e documental “80 anos Barcelos cidade”, procura-se mostrar em 23 painéis qual a razão da elevação de Barcelos à categoria de cidade e evidenciar os sinais de regozijo manifestados pela população.

Nesta mostra são ainda analisadas as principais reivindicações dos barcelenses junto do poder central. São também relatados os festejos comemorativos da elevação de Barcelos a cidade, realizados nos dias 14 e 15 de Outubro de 1928.

Estarão ainda patenteados duas edições únicas existentes na Biblioteca Municipal de Barcelos: “A Cidade”, número único comemorativo da criação da cidade, publicado em 14 de Outubro de 1928, e “Barcelos-Cidade”, número único comemorativo da Festa das Cruzes, das primeiras realizadas depois de Barcelos se ter tornado cidade, publicado em Maio do ano seguinte.

Esta exposição contempla ainda originais de páginas dos jornais diários lisboetas, “Novidades” e “O Século”, dedicadas a Barcelos e editadas em 12 e 13 de Outubro de 1928, associando-se, deste modo, aos festejos da elevação de Barcelos a Cidade.

A exposição “80 anos Barcelos cidade” poderá ser visitada até 24 de Outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18 horas. A entrada é livre.

Anúncios

1 Comentário »

  1. muito ruim!só isso?

    Comentar por julia — Agosto 9, 2008 @ 10:12 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: