Programa de Festas

Julho 27, 2008

Barcos engalanados descem esta noite o rio Sado

Dezenas de embarcações engalanadas descem esta noite o rio Sado. É em Alcacer do Sal, na romaria dedicada a Nossa Senhora do Castelo.

Os barcos, acompanhada da imagem de Nossa Senhora de Tróia, descerão o rio com início marcado para as 22h30. Será entre o Cais da Ribeira Velha e a ponte redoviária.

Durante três quilómetros, e espectáculo deverá ser deslumbrante, num dos rios que é por muitos considerado como o mais belo do país.

No cortejo participa o Amendoeira, um galeão do sal, e o renovado Pinto Luísa, outro galeão, que transportará a imagem da Santa Maria dos Pescadores.

Esta fotografia é de Luís Calado

Este ano o galeão do sal “Amendoeira” ficará a meio do rio enquanto que o “Pinto Luísa”, recentemente renovado, terá o privilégio de transportar a imagem da Santa Maria dos Pescadores.

O galeão será acompanhado pelas embarcações engalanadas dos “homens do mar” que se juntam a esta romaria, sendo o sírio fluvial presidido pelo padre da paróquia da Junta de Freguesia de Santa do Castelo.

Apesar desta ser somente a segunda edição da procissão, é esperada uma forte participação de embarcações oriundas de várias zonas piscatórias da Península de Setúbal e Lezíria do Tejo, estando já confirmadas, para além da participação dos pescadores de Alcácer do Sal e da Carrasqueira, as presenças de pescadores de Setúbal, Sesimbra e Vila Franca de Xira. Aqueles que não disponham de embarcação podem acompanhar a procissão ao longo da margem do rio, assistindo assim àquela que se espera que seja mais uma grande manifestação religiosa colectiva.

Além do desfile dos barcos engalanados, as festividades incluem actividades lúdicas, baile, e iniciativas de carácter religioso.

De referir que esta é uma iniciativa organizada, conjuntamente, pela Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo e a delegação de Alcácer do Sal/Grândola da Associação do Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, contando com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

Fonte: Simarsul

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: