Programa de Festas

Julho 16, 2008

Festival dos Oceanos – Lisboa

Lisboa e os Oceanos em festa em Agosto

A zona ribeirinha da Capital, entre o Parque das Nações, Belém e o Centro Histórico, é invadida, entre os dias 2 e 16 de Agosto, por ondas de animação e eventos com entrada gratuita. Esta é uma oportunidade para vir a Lisboa aproveitar a múltipla oferta cultural, desportiva, científica e de entretenimento que o Festival dos Oceanos oferece.

Animação e Espectáculos

ANIMAÇÃO DE RUA / 02 a 16 de Agosto / Belém – Praça do Comércio – Parque das Nações / Entrada Livre
As ruas do eixo ribeirinho de Lisboa vão encher-se de animação com o comandante Tápa Tótô e a sua comitiva à descoberta de dados científicos sobre os habitantes desta pitoresca cidade. No seu submarino, o comandante parte à aventura acompanhado pelo imediato e pelo cozinheiro. Mas não vão sozinhos. Nas ruas de Lisboa desembarcam anémonas, uma sereia, um dragão marinho com dois cavaleiros de Neptuno e um polvo, através de uma representação que conjuga as artes circenses, o teatro e a interacção com o público.

OCEAN PARADE / 02 Agosto / 22 horas / Parque das Nações / Entrada Livre
Os 4 elementos, Ar, Terra, Água e Fogo, juntam-se no Parque das Nações para celebrar o Planeta Terra interagindo com o público presente. Ao longo do percurso, entre o Oceanário e o Pavilhão Atlântico, passando pelo Pavilhão do Conhecimento, Casino Lisboa, Pala do Pavilhão de Portugal e Rossio dos Olivais, poderá ainda assistir a diversos espectáculos com som, efeitos pirotécnicos, bailarinos aéreos, música e efeitos especiais.

L’ÚTOPIE / 15 e 16 Agosto / 22 horas / Doca dos Olivais – Parque das Nações / Entrada Livre
A encerrar o Festival dos Oceanos, o espectáculo L’Utopie faz-nos recuar no tempo até à EXPO’98. A Doca dos Olivais transformar-se-á num palco aquático, em que 18 artistas da companhia francesa Ilotopie trazem um Novo Mundo, num espectáculo repleto de elementos cénicos e pirotécnicos, música e efeitos especiais.

REGATA FESTIVAL DOS OCEANOS / 03 Agosto / 12h30 / Belém / Entrada livre
O Rio Tejo é o palco da largada da Regata Festival dos Oceanos, que será acompanhada por um grande desfile de várias dezenas de embarcações da marinha, de recreio e barcos tradicionais. A zona do Padrão dos Descobrimentos vai servir de ponto de partida para quem quiser assistir ao desfile, que encherá o Tejo de cor e movimento, e à largada da prova, que segue para a cidade marroquina de Rabat. A Regata Festival dos Oceanos, com início em Marselha (França), a 19 de Julho, é uma prova internacional que tem Lisboa como cidade anfitriã. Além de uma prova desportiva, a Regata tem como objectivo alertar para os Oceanos e o seu papel no equilíbrio da vida no Planeta.

MERGULHOS PARA A ÁGUA / 07 a 10 Agosto / 11h, 15h, 17h, 19h / Parque das Nações – Entrada Livre
A prova de saltos para a água pode transformar-se num verdadeiro espectáculo. Isso mesmo mostram cinco atletas, dois dos quais olímpicos, especializados em saltos em altura, que vão dar um espectáculo de saltos sincronizados e coreografados de uma altura de 25 metros para uma piscina com 2,7 metros de profundidade, sempre acompanhados de música e muita animação.

PAPAGAIOS / 15 Agosto / Das 10h00m ás 18h00m / Belém / Entrada Livre
Num verdadeiro ambiente familiar, os jardins de Belém vão ser sobrevoados por papagaios gigantes de diversas formas e tamanhos. Além da largada de papagaios, haverá um espectáculo de sincronização de papagaios acrobáticos, com equipas nacionais e internacionais, ao som de música. Haverá ainda mini-cursos onde miúdos e graúdos podem aprender ou aperfeiçoar a técnica de construção e manuseamento de papagaios.

Cultura

MUSEUS À NOITE / 07 e 14 Agosto / até às 00horas / Entrada gratuita
Para um programa diferente com toda a família, cerca de dez museus da zona ribeirinha alargaram o seu horário de funcionamento e preparam diversas surpresas – dança, música, pequenas peças de teatro, visitas guiadas e ateliers – para dinamizar os seus espaços e dar a conhecer o seu espólio.

DAIMONION / 03 e 04 Agosto/ 22 horas / Largo do Teatro S. Carlos / Entrada livre
A companhia Teatro do Mar transporta-nos para um mundo fantástico em representações teatrais que conjugam as acrobacias aéreas, dança, vídeo, música e novas tecnologias. Na Praça Teatro S. Carlos, a companhia de teatro de rua leva à cena a peça Daimonion, num cenário composto por uma estrutura metálica de nove metros de altura, que transporta a assistência ao mito e tragédia de Fausto (da obra de Goethe) num espectáculo único.

NUSQUAM / 13 e 14 Agosto / 22 horas / Parque das Nações – Pala Pavilhão de Portugal / Entrada livre
A mesma companhia leva à cena a peça Nusquam, em que se faz um retrato do homem contemporâneo em busca de si próprio numa sociedade regida por modelos. Este é um espectáculo visual, representado em quatro estruturas cénicas móveis com cerca de sete metros de altura, onde a linguagem teatral se cruza com a dança, a música, a acrobacia aérea e o vídeo.

Concertos

Ethnos – Raízes do Atlântico / 08 Agosto / 22 horas / Miradouro do Adamastor/ Entrada livre
A música não podia faltar para embalar os Oceanos. O Miradouro do Adamastor vai receber Ethnos – Raízes do Atlântico, um projecto original de carácter lusófono que cruza influências de músicos de Cabo Verde, Angola, Brasil, Portugal, Moçambique e Guiné- Bissau. É um encontro entre o grupo Ethnos e os convidados Anabela, cantora e actriz, e o músico António Palma, resulta num trabalho de grande cumplicidade na fusão das mais diferenciadas influências. O espectáculo apresenta temas originais e novas interpretações.

CRAIG DAVID E ZECA BALEIRO / 09 Agosto / 21h30m / Praça do Comércio / Entrada livre
Os fãs de Craig David vão poder vê-lo num concerto na Praça do Comércio, em que a segunda parte estará a cargo do consagrado músico brasileiro Zeca Baleiro. O britânico traz ao público português o seu último trabalho, Trust Me, onde se poderá ouvir músicas como Hot Stuff (com uma breve da música de David Bowie Let’s Dance), 6 Of 1 Thing, Friday Night, She’s On Fire, entre outros. Zeca Baleiro também apresenta o seu último trabalho, a colectânea “Lado Z”, onde reúne participações de outros artistas, como o português Sérgio Godinho. Para encerrar o concerto haverá um espectáculo piro-musical que encherá a Praça do Comércio de luz, cor e movimento.

YOLANDA SOARES / 14 Agosto / 21h45m / Praça de Santos / Entrada livre
Lisboa esteve sempre ligada ao rio Tejo, ao mar e ao Fado. A voz inconfundível de Yolanda Soares transporta-nos para um outro mundo fantástico através de uma fusão surpreendente do fado com o flamengo e napolitanas.

Exposições e Conferências

NATIONAL GEOGRAPHIC [nome da expo] / 02 a 16 Agosto / Das 10h00m ás 18h00m horas / ATL (Entrada pelo Welcome Center) / Entrada gratuita
Para quem gosta de fotografia e é um apaixonado pelas maravilhas que a natureza oferece, a National Geographic traz a Lisboa uma exposição de fotografia única e jovens investigadores distinguidos pelo programa “Exploradores Emergentes” da National Geographic para falarem das pesquisas que têm desenvolvido, nomeadamente em biologia marinha.

CONFERÊNCIA ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA / 11 Agosto / 22 horas / Oceanário – Parque das Nações / Entrada livre
No átrio exterior do Oceanário pode assistir-se à Conferência Ano Internacional do Planeta Terra, que reúne especialistas nacionais e internacionais para abordarem temáticas sobre a vida na Terra e as ameaças ao seu equilíbrio. Maria Helena Paiva Henriques, coordenadora nacional do Comité Português para o Ano Internacional do Planeta Terra, sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO, e Enric Sala da National Geographic são dois dos oradores confirmados.

POLAR EXPERIENCE / 02 a 16 Agosto / Das 10h ás 19h horas / Parque das Nações / Entrada livre
O espaço Polar Experience remete os visitantes para o ambiente gelado dos pólos Norte e Sul, ao experimentarem temperaturas idênticas às sentidas nestes locais. Com a missão de sensibilizar a sociedade para a importância dos pólos no futuro do planeta, o Polar Experience tem patente uma exposição interactiva que nos leva para um espaço sem fronteiras, um dos últimos redutos intocáveis do planeta, onde o passado e o futuro se encontram e cuja preservação depende o equilíbrio do nosso planeta.

BUS FESTIVAL DOS OCEANOS / 2 a 16 Agosto
Para qualquer informação sobre a programação do Festival, o Bus Festival dos Oceanos irá percorrer diariamente as ruas de Lisboa, entre Belém e o Parque das Nações.

Agenda:

Dia (Agosto) / Evento / Local / Hora

2 – Ocean Parade / Parque das Nações / 22h00m
3 – Desfile de embarcações no Tejo e largada da Regata Festival dos Oceanos / Belém / 12h30
03 e 04 – Teatro Daimonioin / Pr. Teatro S. Carlos / 22h00m
7 – Museus à Noite / Vários museus / 18h- 00h00
07 a 10 – Mergulho para as Águas / Parque das Nações / 11h, 15h, 17h, 19h
8 – Ethnos – Raízes do Atlântico / Miradouro Adamastor / 22h00m
9 – Concerto Craig David / Praça do Comércio / 21h30m
11 – Conferência Ano Internacional do Planeta Terra / Oceanário / 22h00m
12 e 13 – Teatro Nusquam / Pala Pavilhão de Portugal / 22h00m
14 – Museus à Noite / Vários museus / 18h – 00h00
14 – Concerto Yolanda Soares / Praça de Santos / 21h45m
15 – Papagaios / Jardins de Belém / Das 10h ás 18h
15 e 16 – Espectáculo L’Útopie / Doca dos Olivais / 22h00m

Eventos de 02 a 16 Agosto:

Dia (Agosto) / Evento / Locais de passagem / Horas
2 a 16 – Exposição National Geographic / Lisboa Welcome Center / Das 10 h às 18h
2 a 16 – Espaço Polar Experience / Parque das Nações / Das 10h ás 19h
2 – Animação de Rua / Doca do Espanhol e Parque das Nações
3 – Padrão do Descobrimento e Rossio
4 – Gare do Oriente e Rossio
5 – Praça do Comércio e Belém
6 – Jerónimos e Gare do Oriente
7 – Pavilhão Atlântico e CCB
8 – Pavilhão Atlântico e Chiado
9 – Pavilhão Atlântico e Praça do Comércio
10 – Pavilhão Atlântico
11 – Praça do Comércio e Gare do Oriente
12 – Gare do Oriente

www.festivaldosoceanos.com  

Anúncios

8 comentários »

  1. Zeca Baleiro?
    Estava à espera dele há muito tempo!
    Ele é espetacular!

    Comentar por Micheline — Julho 21, 2008 @ 12:56 pm | Responder

  2. Ohhhhhh!!!!
    Nem acreditei quando fiquei sabendo.
    Adoroooooooo =D
    Vou sentir ainda mais saudades do Brasil.
    Vale muito a pena ir a praça neste dia.
    Até lá!

    Comentar por Ana M — Agosto 2, 2008 @ 9:09 pm | Responder

  3. Que maravilha!!!! meu músico preferido… Que sensibilidade… ele é sensacional…. já estou emocionada…. bj Zeca Baleiro.

    Comentar por denise marchezim — Agosto 3, 2008 @ 10:21 pm | Responder

  4. Tenho estado a usar este vosso post como guia para fazer os destaques no meu blog e encontrei alguns erros que queria reportar: são 9 e não 10 os museus para a iniciativa Museus à noite, além de que a exposição da NATIONAL GEOGRAPHIC é no Oceanário – Sala Sophia de Mello Breyner Andresen. Obrigada =)

    Comentar por Ana Paula — Agosto 8, 2008 @ 2:11 pm | Responder

  5. Olá Ana Paula, se realmente há erros a culpa não é nossa, já que foi este o programa que a organização nos enviou. Agradecemos-lhe a chamada de atenção.

    Programa de Festas

    Comentar por Dionisio Leitão — Agosto 8, 2008 @ 6:51 pm | Responder

  6. Graig David????Zeca Balero????09 Agosto????Praça do Comercio????Desloquei-me de Setubal e o espectaculo com que deparei são as obras do terreiro do paço!Contrataram os artistas como operarios para as obras? Vocês são uns inuteis,que tipo de informação colocam na NET para a divulgação do Festival dos Oceanos.

    Comentar por joseneves — Agosto 9, 2009 @ 10:42 pm | Responder

  7. Quando é a noite de fados? gostaria de ir.

    Comentar por José — Agosto 1, 2010 @ 5:44 pm | Responder

  8. Uma falta de respeito o que se passou no Sábado, o concerto começou meia hora mais tarde e depois o intervalo entre a 1ª banda e a Joss Stone foi cerca de 1 hora!!! Assim não!

    Se chover hoje há Zambujo no Pátio da Galé?

    Comentar por Júlia — Agosto 1, 2011 @ 1:43 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: