Programa de Festas

Julho 13, 2008

“Playtime” de Jacques Tati – em Alcobaça

Filed under: cinema — profestas @ 8:20 pm
Tags: , , ,

Jacques Tati está de regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça para mais uma sessão do ciclo “Modernos são os Clássicos”. Na próxima terça-feira, dia 15 de Julho, a proposta é para ver, ou rever, “Playtime”, o filme datado de 1967 que seria o mais ambicioso e dispendioso da carreira do realizador francês.

Recuando à era das linha aéreas económicas, Tati retrata um grupo de turistas americanas que participam numa viagem organizada em que o programa contempla a visita de uma capital por dia. Apressadas, as turistas vão repetindo dias em que, sem qualquer sensibilidade ao que as rodeia, vêem tudo a correr, sempre em fila indiana, sem ter sequer tempo para tirar fotografias dos locais por onde passam.

Mas algo de estranho acontece quando chegam a Paris pois as turistas apercebem-se que o aeroporto é exactamente igual àquele de onde partiram de Roma, que as ruas são como as de Hamburgo e que os candeeiros se parecem estranhamente aos de Nova Iorque. A pouco e pouco, nesta Paris homogeneizada que se vê apenas pelos reflexos fugidios em portas e janelas, o grupo de norte-americanas vai encontrando franceses, entre eles o Sr. Hulot, personagem central de grande parte das produções de Jacques Tati.

Na moderna Paris da década de 60, Tati explora os sentimentos e as emoções, através de um pequeno calor humano que se instala nas 24 horas que as turistas passam na cidade. Para o filme que o levou à falência, Tati construiu praticamente uma cidade, com restaurantes, farmácias, prédios e até um aeroporto.

Esta cidade imaginária vai passar pela tela do grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça às 14h30, com bilhetes a um euro, e às 21h30, com bilhetes a dois euros. Esta é a última exibição de Jacques Tati no âmbito do ciclo de cinema que desde o início do ano recupera alguns dos melhores filmes clássicos. Em Agosto, o ciclo vai de férias, regressando em Setembro, com Federico Fellini.

14h30 e 21h30 – 2€

texto da Gazeta das Caldas

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: