Programa de Festas

Junho 17, 2008

Festas de Lisboa – Festa do Fado no Castelo

A Festa do Fado continua no Castelo de São Jorge. Depois das actuações de Camané & José Mário Branco, Teresa Tapadas & Paula Oliveira, Jorge Fernando & Sam the Kid, Lula Pena & Richard Galliano & Custódio Castelo & Adufeiras de Monsanto, o fado volta ao Castelo, no próximo fim-de-semana, 20 e 21 de Junho.

20 Junho
Mafalda Arnauth
canta Clássicos, Standards e Raridades com a participação especial de Ensemble Costa do Castelo

No princípio, quando as referências eram tantas e todas de excelência, o instinto levou-me à grande cruzada da minha vida: descobrir o que tanta tradição, raiz e beleza me inspiravam e a dar vida ao meu Fado, à minha identidade e à partilha da minha particular forma de entender a vida. Mas como desde sempre tenho dito, regressar a este lugar, a esta ideia, a este concerto é como regressar a casa dos pais! Onde nos reconhecemos, onde nos criamos, onde sabemos que encontramos o fio de prumo que nos conduz um dia mais tarde, na nossa vida de adultos e que, tendo-nos alimentado desde a raiz, ainda hoje perdura como fonte inesgotável de alimento, de sabedoria e de referência. Clássica é a herança de que me orgulho profundamente e a que não resisto regressar quando sinto que a fronteira entre a criação e a tradição corre perigosamente o risco de se transformar num muro alto demais para que ambas possam conviver em harmonia. Standart é a alma do mistério do povo português, que na sua essência de simples musica do coração e de verdade nos arrepia, nos arrebata e nos comove de cada vez que nos convida a reinventar uma grande referência, a recordar as impressões digitais da cultura do nosso país. Rara é toda a criação que este “ser gigante” e com vida própria que é o Fado inspira no mundo ao seu redor. E de onde nascem poemas inesperados, melodias insólitas, fados-canção, fado duvidosos, que lançam no ar a difícil pergunta: “E se não for fado?!”

A resposta encontro-a todos os dias na felicidade de o ir cantando… Nas suas melodias e sempre, os seus poetas imortais.

Mafalda Arnauth

21 de Junho
Joana Amendoeira & Mar Ensemble cantam “Poetas do Meu País”

Chorai, Chorai,
Poetas do meu país,
troncos da mesma raiz,
da vida que nos juntou.
E se vocês não estivessem a meu lado,
então não havia fado,
nem fadistas como eu sou.
“Fado Loucura” – Júlio de Sousa

Podemos afirmar que o Fado é, para além de um género musical, uma das mais importantes formas de expressão da língua e da cultura portuguesas. E acrescentar que esta canção não seria o que é hoje se não fossem os seus artesãos, que a fizeram nascer e crescer ao longo da História da nossa terra e da nossa cultura, não fosse o Fado uma forma de comunicação.
Somos um país de poetas.

Mar Ensemble conta com a participação de um quarteto de cordas, um quarteto de sopros e um acordeão, para além da percussão tradicional. Todos se juntam ao trio de fado (guitarra portuguesa, viola e baixo) da fadista Joana Amendoeira para apresentarem um “ensemble de fado”, criado para se estrear na Festa do Fado, em Lisboa.

A maioria dos temas do Mar Ensemble faz parte do repertório da artista Joana Amendoeira. Une-os uma homenagem aos nossos poetas, à nossa História, à nossa alma e à nossa magia de sermos um povo virado para o mar…

Festa do Fado:

Castelo de São Jorge | Praça de Armas
6 a 28 Junho
Sextas e Sábados, 22h00
Entrada: 12,50€
Bilhetes à venda na Ticket Line, Lojas Fnac e na bilheteira do Castelo de São Jorge
Maiores de 6 anos

www.egeac.pt  

1 Comentário »

  1. Aproveito a oportunidade para vos endereçar um convite.

    Pela primeira vez na história do Second Life, sobressai toda uma ilha dedicada ao FADO. Um espaço que pretende ser uma homenagem ao FADO e à SAUDADE, eternamente relacionados no imaginário e sentimento português, e cujo grande objectivo é mostrar a todo o mundo o que é ouvir e sentir o Fado.

    A inauguração da ilha Cassandra of Azores, Saudade & Fado ocorre quarta-feira, dia 18 de Junho, pelas 22h com um concerto ao vivo de Rui Gaio (Peltzer Hirano no Second Life) e uma visita guiada para descobrir os muitos segredos da ilha.

    Posteriormente, a ilha irá ser palco de concertos ao vivo de fadistas, sessões de leitura e outros prazeres de quem quer aprender, partilhar e viver o Fado.

    (mais informações http://fadoesaudade.wordpress.com/)

    Comentar por Afro — Junho 18, 2008 @ 6:29 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: