Programa de Festas

Maio 28, 2008

Onda Jazz – Programação fim-de-semana

Filed under: fado,jazz,programações — profestas @ 7:20 pm
Tags: , , ,

Dia 29 – Quinta-feira, 23.00h

Ana Lains

A crítica não a deixou passar em branco, Ana Laíns, considerada como uma das grandes revelações de 2006.
O álbum de estreia “Sentidos” é o passaporte para outros voos e os concertos além fronteiras já começaram a acontecer!
Países como Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Grécia e até Austrália falam de Ana Laíns.
Nasceu em Tomar em 1979 e é aos 6 anos que pela primeira de muitas vezes pisa o palco. Porém, é um pouco mais tarde que se consciencializa da importância que a música tem na sua vida. Vive toda a infância e adolescência numa aldeia do concelho de Constância, mas aos 18 anos toma a decisão de rumar a Lisboa para tentar a sua sorte. E as primeiras conquistas não tardam em acontecer. No entanto, é em 1999 que confirma e revigora o sonho de construir uma carreira, quando se vê galardoada com o primeiro prémio da Grande Noite do Fado de Lisboa.
Aos 22 anos, já havia arrebatado plateias em países como França, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e Estados Unidos da América.
No decorrer do seu percurso, empresta a voz a variados projectos, nas mais diversas áreas, como o jazz ou a bossa nova. Porém, ainda que considere todas estas experiências determinantes na sua evolução, é com o Fado e com a música tradicional portuguesa que a cantora melhor exprime toda a verdade do seu EU.
Em 2006 surge o seu primeiro trabalho discográfico “Sentidos”, presenteado com o selo de qualidade Antena 1, que Ana considera como o resultado de um importante amadurecimento consequente do caminho que trilhou.
“Sentidos” tem produção de Diogo Clemente, com quem Ana conta também como arranjador, compositor, letrista e executante na viola. Em estúdio, Ana foi ainda acompanhada por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Fernando Araújo no baixo, Ricardo Mota no violoncelo, Vicky nas percussões e Ruben Alves no piano, acordeão e melódica. Ana conta, também, com composições de Miguel Rebelo, Jorge Fernando e João Pico. A escolha literária incide em poemas de Tiago Torres da Silva, Hélder Moutinho e alguns dos seus companheiros de cabeceira, como António Ramos Rosa ou Florbela Espanca.
Este disco é uma viagem que tem como porto seguro o Fado, viajando pelas principais influências da cantora, com especial destaque para a música tradicional portuguesa. Ana não o faz com a pretensão de modernizar o Fado, mas considera esta abordagem como a única forma de ser fiel à sua verdade, aos seus “sentidos”…

Ana lains – voz
Eurico machado:guitarra portuguesa
Tó neto: viola acústica
Vasco Sousa: baixo acústico
Paulo loureiro: piano, acordeão e clarinete
Beto betuk: percussionista convidado

Dia 29 (Quinta)
23H00
Entrada :8 €

Dias 30 e 31, Sexta e Sábado, 23.30h

Yves Brouqui e Martin Jacobsen Quartet

Yves Brouqui

Martin Jacobsen

Tendo durante muito tempo tocado com o tenor Grant Stewart, o guitarrista Yves Brouqui quis montar o seu quarteto com tenor.
Tendo durante muito tempo tocado com o guitarrista Doug Rayney, o tenor Martin Jacobsen quis montar o seu próprio quarteto com guitarra.

É assim que dois parisienses Globe-trotters como Yves Brouqui e Martin Jacobsen se encontram de forma a partilharem a sua criatividade. Eles partilham um lirismo terreno e caloroso, uma vitalidade categórica na sua aproximação ao Jazz. Longe de concursos de virtuosidades egocêntricas, o saxofone de Martin rasga-se e desenrola-se até que daí saiam frases, criando uma conversa musical com Yves Brouqui. O seu amor pelo instrumento torna-se evidente pela sua capacidade de tornar composições complicadas…em simples.

É com muito prazer que o Ondajazz e o Instituto Franco-Português produzem o quarteto de Jacobsen Brouqui com Nelson Cascais no contrabaixo e Paulo Bandeira na bateria; é certo que este quarteto vai muito surpreender.

Yves Brouqui gravou com Brad Mehldau e Kenny Wasington e Steve Potts.
Tocou em França com Carlos Barreto , Simon Goubert, Alain Jean-Marie, Pierre Blanchard, Christian Vander, Emmanuel Bex, George Brown, Pat la Barbera e Bob Mover.

Yves brouqui: guitarra
Martin Jacobsen:saxofone
Nelson Cascais: contrabaixo
Paulo Bandeira: bateria

Dias 30 e 31 (Sexta e Sábado)
23H30
Entrada :8 €

www.ondajazz.com

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: