Programa de Festas

Março 28, 2008

BALÕES DE AR QUENTE SOBRE “MARAVILHAS DE PORTUGAL”

 
É a única prova da modalidade que atravessa um país.
Até onde os ventos quiserem. Este parece ser o lema dos pilotos que, a partir de sábado, vão fazer a X Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente. Uma competição bafejada pela diferença, ou não fosse a única no mundo que cruza o espaço aéreo de um país.A iniciativa do Clube Português de Balonismo tem a seu favor dois factores: os ventos predominantes do norte e a configuração do território nacional semelhante a um rectângulo.Poisando em redor de monumentos e locais considerados “Maravilhas de Portugal”, na prova participam 21 equipas com balonistas de Portugal, Holanda, Bélgica, Suíça, Estados Unidos, França, Luxemburgo, Alemanha e Áustria. Não se pense que o objectivo visa içar do esquecimento o dito “ó patego, olha o balão!”.
Nada disso. Ainda que vistosas, coloridas, as aeronaves têm de respeitar um percurso com profundo simbolismo histórico. Logo, a promoção da cultura, paisagem humana e física e da gastronomia de Portugal.Os balões partirão da minhota Ponte de Lima, a vila mais antiga, com as suas feiras, o seu brasonado casario, o arroz de sarrabulho e o espectáculo de pirotecnia na ponte romana. E em direcção à tripeira urbe do Porto, Património da Humanidade. O vinho do Porto, a largada de balões são-joaninos na marginal do Douro assinalarão a primeira etapa.No domingo, os pilotos rumarão a Coimbra, Quinta das Lágrimas, evocação do enlevo entre Pedro e Inês. A sobrevoar, o Mosteiro da Batalha e mais tarde o de Alcobaça, com a maior igreja do País, palco de um espectáculo musical.Já em Santarém, urbe referenciada pela preciosidade do seu gótico, não faltarão passeios de charrete e exibição de campinos. Reguengos de Monsaraz brinda a travessia com um chamado “safari vinícola”, culminando a realização no coração do Alentejo, cidade de Beja, em ambiente festivo, com mais um jantar oficial, este de encerramento e entrega de prémios.

Os concorrentes, estipula o programa, partem de um ponto predeterminado e aterram num local livre, limpo, sem árvores e cabos de alta tensão. Ou seja, ficarão com os pés em terra onde a meteorologia e os ventos ordenarem. Vence quem conseguir tirar o melhor partido da atmosfera e mais se aproximar da meta.

A velocidade, esclarece o presidente do Clube Português de Balonismo, Paulo Pereira, arquitecto, oscila, no nosso País, entre os 20 a 40 quilómetros/hora, o mesmo será dizer, a rapidez do vento. Mas, em outras latitudes e com outro tipo de balões, há quem atinja os 300 a 400 quilómetros/hora.

Ser balonista, viver as sensações fortes de voar, “é um prazer indescritível, é uma atmosfera única”, contou Paulo Pereira, também ele piloto e muito radiante por… “andar nas nuvens”.

Informação daqui 

Parabéns ao Clube Português de Balonismo e à empresa REALIZAR.

 O início é no dia 29 de Março, em Ponte de Lima, com passagem pelo Porto em 30 de Março, por Coimbra em 31, chega ao distrito de de Leiria no dia 1 de Abril, com passagem pela Batalha e paragem em Alcobaça. Segue para Santarém, passa por Reguengos de Monsaraz, e termina na cidade de Beja, a 4 de Abril.

Anúncios

7 comentários »

  1. Olá.
    Fiquei a saber da V/travessia de Balão de ar quente e do facto da mesma terminar em Beja dia 4 de Abril. A questão é a seguinte: por motivos profissionais só nos poderemos deslocar a Beja no fim-de-semana de 5 e 6 de Abril, após o encerramento da V/travessia. Será que ainda vamos poder ver os V/balões no ar no fds?

    Agradeço a V/resposta.
    Os meus cumprimentos e um obrigado antecipado, pela V/resposta.
    Margarida

    Comentar por margarida — Abril 1, 2008 @ 4:23 pm | Responder

  2. Olá Margarida,

    Pela informação que temos já não vão chegar a tempo. A prova termina dia 4 e depois cada um dos participantes voltará para casa.

    Cumprimentos

    Comentar por Dionisio Leitão — Abril 1, 2008 @ 5:17 pm | Responder

  3. Sou um apaixonado da fotografia e gostava muito de ir fazer alguns “bonecos” dos balões. O local mais próximo da minha residência será talvez em Santarém. Digam-me por favor em que dia e a que horas eu poderei lá ver os balões. Antecipadamente agradecido

    Comentar por José Paes — Abril 2, 2008 @ 1:46 am | Responder

  4. Alquem poderia me informar em que cidade eu encontro um clube de Balão de ar quente,que fique mais perto da cidade de Ribeirão Preto???

    Tenho mtaa vontade de conhecer e ver uma beleza dessa de perto…

    Obrigada!

    Comentar por Bruna — Outubro 9, 2008 @ 8:38 pm | Responder

  5. Olá, gostaria muito de neste ano realizar meu desejo de voar de balão.Gostaria de saber o valor do passeio e se talvez tenha na região de Batatais alguma filial.Ficarei ansiosa aguardando a resposta.Grata
    Apaixonada por balões.

    Comentar por Elisa Mara Tiziotto — Janeiro 9, 2009 @ 3:50 pm | Responder

  6. Boa tarde, gostaria de saber onde posso arranjar uma empresa de alguer de balões de ar quente. preciso de um para um evento que irei realizar durante 12h.

    Obrigado

    Comentar por paulo sabino — Julho 22, 2009 @ 2:31 pm | Responder

  7. Boa tarde, gostaria de saber os preços e serviços da vossa empresa, pois estou a organizar um passeio de balão no Algarve. gostaria que me fornece-sem toda a informação possível acerca desta actividade.
    Aguardo a vossa resposta o mais brevemente possivél.

    Agradecendo desde já a vossa disponibilidade.
    Cumprimentos
    VaniaR.

    Comentar por vania — Outubro 13, 2010 @ 5:14 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: