Programa de Festas

Março 27, 2008

“Era na velha casa” – Museu da Electricidade

esteban device“André Gomes trabalha sobre Fernando Pessoa no Museu da Electricidade.

Foram mais de trezentos os que não quiseram perder a inauguração da Exposição “Era na Velha Casa” e percorreram de olhar atento o projecto fotográfico com que André Gomes nos convida, neste trabalho, a “ler” a Ode Marítima do Engenheiro Álvaro de Campos – aliás, Fernando Pessoa.

A exposição ficará patente ao público até 27 de Abril e terá, ainda, actuações de João Garcia Miguel a 15, 16 e 17 de Abril – sempre pelas 21,30.

O que André Gomes apresenta na Fundação EDP – Museu de Electricidade é a interpretação visual de dois fragmentos da Ode Marítima de Álvaro de Campos/Fernando Pessoa. O conjunto surge aos olhos do observador como uma verdadeira instalação fotográfica, constituída por uma grelha de mais de 25 metros de comprimento por quase 4 de altura e composta por perto de uma centena de imagens. Imagens que são obtidas segundo o método usualmente desenvolvido pelo artista: a ampliação e manipulação de polaróides.

A exposição completa-se com a edição de um catálogo que, para além da apresentação da totalidade das imagens expostas, conta com 3 estudos sectoriais: João Pinharanda (Comissário) debruçando-se sobre as imagens; Richard Zenith comentando através de uma poesia a Poesia de Pessoa e José Manuel dos Santos (Director Cultural da Fundação EDP) cruzando essas duas dimensões com a da interpretação áudio de João Garcia Miguel. Um CD, gravado para a ocasião pelo actor, reproduz na íntegra o poema.

Explica José Manuel dos Santos: “Ouvimos e vemos. Vemos e ouvimos. A visão de André Gomes encontra a voz de João Garcia Miguel e faz com ela um nó. A visão de André Gomes torna-se uma voz visual. A voz de João Garcia Miguel torna-se uma visão vocal: aproximam-se, distanciam-se, encontram-se, sobrepõem-se, desencontram-se, distanciam-se. E intersectam-se, possuem-se, dilaceram-se sem darmos por isso.”

É isto”.

Até 27-04-2008

Entrada: 2,5 €

Horários: 3ª,4ª,5ª,6ª,Sab,Dom das 10h às 18h

Informação daqui.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: