Programa de Festas

Dezembro 10, 2007

Michael Barenboim na Fundação Calouste Gulbenkian

Filed under: clássica — profestas @ 2:13 am
Tags: , ,

Integral das Sonatas e Partitas para Violino Solo II

Johann Sebastian Bach
Partita Nº 3, em Mi Maior, BWV 1006
Sonata Nº 2, em Lá menor, BWV 1003
Partita Nº 2, em Ré menor, BWV 1004

“As sonatas e partitas para violino solo de Johann Sebastian Bach são, quase três séculos depois da sua composição, obras fundamentais do repertório violinístico. Nelas, o compositor alemão trabalhou no sentido de explorar o potencial sonoro e virtuosístico do violino, transformando-o num verdadeiro instrumento solista. No entanto, nem sempre foram entendidas como música destinada ao circuito de concertos, antes, peças de estudo ou para serem interpretadas em serões privados ou como documento histórico de um passado salvo milagrosamente. Com efeito, foram editadas em meados do século XIX e, desde então e tal como as restantes peças que Bach escreveu para outros instrumentos, tornaram-se no alimento espiritual diário de sucessivas gerações de violinistas. Yehudi Menuhin foi o primeiro violinista que as gravou na íntegra, em 1933.

Este mês, Michael Barenboim vai interpretá-las na íntegra em dois concertos sucessivos no Auditório Dois da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do ciclo Novos Intérpretes. O jovem violinista, que já tocou em Lisboa juntamente com o seu pai, Daniel Barenboim, nasceu em Paris em 1985. Começou a estudar violino aos sete anos de idade, em Berlim, com Abraham Jaffe e Axel Wilczok. Em 2000 ingressou no Itzhak Perlman Hampton Music Program e na West-Eastern Divan Orchestra, tendo realizado digressões na Europa e no Médio Oriente. Em 2003, assumiu as funções de concertino da mesma orquestra. Actualmente, prossegue a sua formação na Hochschule für Musik und Theater de Rostock sob a orientação de Axel Wilczok.”

Michael Barenboim, filho de Daniel Barenboim, vai estar no Auditório II da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 10 e 11, pelas 19 horas, a interpretar Bach. “Filho de peixe sabe nadar”, como se costuma dizer, por isso é altamente recomendável passar por lá para o ouvir.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: